Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Arquivos de Gastroenterologia
versão impressa ISSN 0004-2803versão On-line ISSN 1678-4219
Resumo
LIMA, Izabela Rangel et al. Eficácia hepatoprotetora do extrato metanólico de Indigofera suffruticosa (Mill) em lesão hepática induzido por paracetamol em camundongos. Arq. Gastroenterol. [online]. 2019, vol.56, n.4, pp.333-338. Epub 07-Nov-2019. ISSN 1678-4219. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-2803.201900000-62.
CONTEXTO:
Indigofera suffruticosa Mill (Fabaceae) é abundante no nordeste do Brasil e popularmente utilizada no tratamento de processos infecciosos e inflamatórios. Várias propriedades biológicas, como anti-inflamatório, anticâncer, antitumoral, hepatoprotetor e baixa toxicidade, são relatadas para esta planta.
OBJETIVO:
Este estudo investigou a atividade hepatoprotetora e o efeito antioxidante do extrato metanólico de folhas de I. suffruticosa (MEIS) em camundongos albinos suíços submetidos a modelos experimentais de lesão hepática induzida por paracetamol.
MÉTODOS:
O MEIS na dose de 50 mg/kg (via oral) foi padronizado de acordo com a LD50 e sua propriedade hepatoprotetora em camundongos albinos Swiss avaliados durante um período de sete dias. No oitavo dia, a lesão hepática foi induzida por paracetamol em todos grupos pre-tratados. Foram medidos os níveis sericos enzimaticos, alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase e bilirrubina, análise histomorfométrica do tecido hepático e atividade antioxidante.
RESULTADOS:
O MEIS restaurou os níveis séricos de enzimas e os resultados foram próximos aos do controle positivo (silimarina) quando comparados ao controle negativo. As análises histopatológicas e histomorfométricas confirmaram a atividade hepatoprotetora do MEIS, mostrando reorganização das unidades estruturais das células, núcleos e capilares sinusoidais dos hepatócitos, reduzindo os danos no tecido hepático e aumentando a taxa de regeneração de órgãos. O MEIS apresentou alto potencial antioxidante nas concentrações de 1000 e 500 µg/mL.
CONCLUSÃO:
Este estudo sugere que I. suffruticosa tem atividade hepatoprotetora e alto potencial antioxidante.
Palavras-chave : Doença hepática induzida por substâncias e drogas; Indigofera, efeitos dos fármacos; Antioxidantes; Acetaminofen; Camundongos.