SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Percutaneous cordotomiesSaccular aneurysms: experimental evaluation of the efficacy of an intra-vascular therapeutic procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

SIQUEIRA, Mario G.; ROJAS, Raul A. Galeno  and  STURION, Domingos J.. Aneurismas experimentais: proposição de nova tecnica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1980, vol.38, n.1, pp. 18-23. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1980000100003.

Com a finalidade de avaliar a eficácia de um procedimento terapêutico, os autores realizaram uma análise crítica dos vários métodos para produção experimental de aneurismas e elaboraram um método próprio, baseado em uma técnica pré-existente, no qual aneurismas saculares foram produzidos na bifurcação da artéria carótida comum de cães, com enxertos de fragmentos de veias. Os aneurismas assim produzidos apresentaram uma baixa incidência de trombose e uma tendência em aumentar de tamanho e em tornarem-se esféricos. As características desses aneurismas em muito se assemelham àquelas dos aneurismas de ocorrência natural nas artérias cerebrais do homem, o que os tornam modelos úteis para fins experimentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese