SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Herpetic brainstem encephalitis: report of a post-mortem case studied electron microscopically and immunohisiochemicallyGM1 - type 1 glanglio sido sis: anatomo-clinic study of a case índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

KOUYOUMDJIAN, João Aris et al. Doença de Creutzfeldt-Jakob: registro de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1987, vol.45, n.1, pp. 53-59. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1987000100007.

É apresentado um caso da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) com estudo neuropatológico. O paciente, de 76 anos de idade e do sexo masculino, apresentou quadro de demência rapidamente progressiva associada a ataxia, afasia, mioclonias e síndrome motora piramidal com evolução de aproximadamente 4 meses até o óbito. Havia antecedente de trauma ocular à direita causado por substância química de origem vegetal há cerca de 12 a 18 meses. O eletrencefalograma revelou lentificação difusa do traçado. Os achados neuropatológicos foram característicos. O encontro de partícula proteinácea infectante no "scrapie", descrita como "prion" ou PrP27-30 cujo antissoro reagiu com proteínas do cérebro de pacientes com DCJ abriu nova perspectiva na conceituação do agente etiológico, descrito anteriormente como vírus não convencional. A descrição de alguns casos de DCJ em jovens que faziam uso de hormônio de crescimento preparado de hipófises de cadáveres é preocupante em termos de aparecimento de novos casos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués