SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número3Trophic ulcers in the carpal tunnel syndromeNeurocriptococose por Cryptococcus neoformans não capsulado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

WERNECK, Lineu César; CORREA NETO, Ylmar  e  SCOLA, Rosana Hermínia. Neuronopatia sensitiva aguda idiopática: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1993, vol.51, n.3, pp. 389-394. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1993000300018.

As neuronopatias sensitivas caracterizam-se por parestesias, ataxia sensitiva e arreflexia sem comprometimento motor, devidas a lesão no gânglio sensitivo dorsal, com degeneração axonal e do cordão posterior da medula espinhal. Descrevemos o caso de uma paciente de 21 anos de idade, cuja doença se iniciou de modo agudo com parestesias distais, astasia, abasia e hiporreflexia. Força muscular normal. A condução nervosa sensitiva estava ausente e a motora, discretamente reduzida. LCR com 2 leucócitos/mm3 e 1,06 g/dL de proteínas. A biópsia de músculo evidenciou atrofia de fibras tipo 2 e a biópsia do nervo sural, desmielinização axonal. Tratada com prednisona, permaneceu discreto déficit proprioceptivo nos pés após um ano e meio de evolução. São discutidos aspectos clínicos do envolvimento dos gânglios sensitivos dorsais, possíveis etiologias tóxicas, a relação com neoplasias e com a síndrome de Sjogren.

Palavras-chave : neuronopatia sensitiva; poliganglionopatia sensitiva; neuropatía sensitiva aguda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português