SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Cognitive impairment in human chronic Chagas' diseaseCarbamazepine kinetics in cardiac patients before and during amiodarone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CANER-CUKIERT, Ana Regina  and  CUKIERT, Arthur. Teste de audição de palavras dicóticas: aspectos técnicos e resultados em pessoas destras normais. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.2, pp. 204-209. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1994000200009.

Testes de audição dicótica vêm sendo cada vez mais empregados na determinação da dominância hemisférica para linguagem sem a utilização de métodos invasivos em pacientes destros e canhotos. Isto é especialmente importante quando cirurgias em áreas eloquentes do cérebro estão sendo planejadas. Uma versão em português deste teste foi criada baseada principalmente no protocolo de Wexler. Ele consistiu de 15 pares de palavras com uma dominância de estímulo menor que 50%. Estas palavras foram gravadas com voz natural e com sincronização de inicio de apresentação e intensidade por meio da utilização de programa de computador especializado. Cada par de palavras era apresentado duas vezes em diferentes canais em cada bloco. Os itens foram randomizados e apresentados com um intervalo de 300 msec entre cada amostragem. Quatro blocos de 30 pares cada foram criados, totalizando 120 amostragens. Na quantificação do teste, as palavras ouvidas nos ouvidos esquerdo e direito eram computadas. Em cada par, os valores obtidos à esquerda e à direita eram subtraídos, dando origem a um resultado parcial para cada par de estímulos. Este processo era repetido para todos os estímulos e um resultado final de predominância esquerda/direita era alcançado. Trinta e dois indivíduos normais foram submetidos a este teste. Trinta deles mostraram superioridade de ouvido direito. Estes achados são bastante próximos do valor real da dominância hemisférica esquerda em uma população destra.

Keywords : epilepsia; amital sódico; teste de audição dicótica; dominância cerebral.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English