SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Dichotic words listening test: technical aspects and results in normal right-handed individualsElevated levels of soluble interleukin-2 receptors in multiple sclerosis: preliminary report on 26 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

LEITE, Silmara A.O. et al. Cinética da carbamazepina em pacientes cardíacos antes e durante amiodarona. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.2, pp. 210-215. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1994000200010.

Carbamazepina e amiodarona podem frequentemente ser usadas em conjunto, especialmente em países em que as cardiomiopatias são comuns. Neste estudo doses de carbamazepina (400 mg) foram administradas a pacientes com doenças cardíacas antes e depois de um mês de terapia com amiodarona, 400 mg ao dia. O perfil cinético da carbamazepina, sua fração livre e o nível sérico da amiodarona, foram avaliados nas duas ocasiões. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na cinética da carbamazepina ou mesmo em sua fração livre, antes e depois da introdução da amiodarona. A concentração da amiodarona após um mês de terapia foi baixa. Conclui-se que a possível interação no metabolismo hepático não foi demonstrada devido as baixas concentrações de amiodarona, que provavelmente tenham sido insuficientes para inibir o metabolismo da carbamazepina.

Keywords : amiodarona; carbamazepina; drogas antiepilépticas; arritmias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English