SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Poliomyelitis in Sergipe (Northeastern Brazil)Orbital phlebography evaluation in eight cases of Tolosa-Hunt syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ROSSITTI, Sandro. A via lateral modificada para a cirurgia da hérnia de disco torácica: nota técnica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.2, pp. 227-230. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1994000200013.

A via lateral modificada (extreme lateral approach) para a cirurgia de hérnias de disco torácicas permite a abordagem cirúrgica de discos intervertebrais torácicos sem a mínima retração da medula espinhal e com menor ruptura da anatomia musculo-esquelética, em comparação às técnicas correntes. A técnica cirúrgica é descrita em detalhe. A cirurgia é realizada com o paciente em decúbito ventral. A articulação costotransversal da costela que tem sua inserção ao nível do disco desejado é o ponto de referência para a incisão cutânea. Uma simples incisão cutânea paravertebral transversa de cerca de 5 cm de extensão é suficiente para a operação em um único nível. O disco invertebral é exposto através da remoção de uma extensão de cerca de 5 cm mediais dessa costela, seguida de uma pediculotomia e corpectomia limitada às estruturas ósseas ventrais ao forame intervertebral. As técnicas correntes para a cirurgia de hérnias de disco torácicas são discutidas e comparadas à via lateral modificada. Esta técnica representa um avanço para diminuir a morbidade peroperatória desse tipo de cirurgia, potencialmente com implicações para a estabilidade espinhal a longo termo e prevenção da síndrome dolorosa crônica que por vezes se segue a cirurgia espinhal. Os resultados preliminares em nove pacientes operados com essa técnica são apresentados.

Keywords : coluna torácica; disco intervertebral; doenças espinhais; técnica cirúrgica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese