SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue2Midazolam for treatment of refractory neonatal seizures: a case reportCerebral hydatidosis in children in Cayetano Heredia Hospital (Lima, Peru): case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

TEDRUS, Gloria M.A.; ALBERTIN, M. Cristina  and  FONSECA, Lineu C.. Hemibalismo como manifestação inicial da síndrome de imunodeficiência adquirida: descrição de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1994, vol.52, n.2, pp. 263-265. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1994000200020.

São raras as descrições na literatura de distúrbios dos movimentos como primeira manifestação da síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Relatamos o caso de um paciente com 54 anos que apresentou quadro de hemibalismo de instalação súbita e piora gradual. A tomografia computadorizada de crânio mostrou área de hipoatenuação com efeito de massa e impregnação de contraste na região talâmica e subtalâmica esquerda. A investigação levou ao diagnóstico de SIDA e de provável toxoplasmose cerebral. Os autores realçam o fato de que, nos distúrbios extrapiramidais, a SIDA deve ser uma possibilidade etiológica a ser investigada.

Keywords : síndrome extrapiramidal; hemibalismo; síndrome de imunodeficiência adquirida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese