SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Ischemic strokes and hemorrhages of the brain stem: study of 21 casesFunctional brain asymmetry in motor aphasia during auditory stimulation: report of two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ZACCARIOTTI, Vladimir Arruda et al. Síndrome de Sneddon relato de três casos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1995, vol.53, n.1, pp. 82-87. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000100013.

Descrita por Sneddon (196S) a síndrome consiste na ocorrência de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico em pacientes com livedo reticular. Trata-se de doença vascular sistêmica de causa desconhecida, em que há comprometimento de artérias de médio e pequeno calibres. Pode haver positividade dos anticorpos antifosfolípides. São apresentados três casos desta entidade, todos do sexo masculino com 7, 16 e 54 anos de idade. Em todos a instalação do quadro deu-se por convulsões focais seguidas de hemiparesia ou paralisia labio-glossofaríngea. Os pacientes não tiveram outras manifestações neurológicas em 2 anos de acompanhamento. A investigação laboratorial demonstrou presença de anticorpos antifosfolípides e anticardiolipina em 1 caso. A investigação neuro-radiológica forneceu os seguintes resultados: TCC e RM com infarto nos 3 casos, e angiografia com obstrução de vasos de médio e pequeno calibre. A síndrome de Sneddon não parece ser tão rara e deve fazer parte de protocolos de investigação de AVE, especialmente em grupos mais jovens.

Keywords : síndrome de Sneddon; doença cerebrovascular; anticorpos antifosfolípides.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese