SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Spinal subdural empyemaTies and Gilles de la Tourette syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CRUZ, Julio. Relevância da otimização ventilatória em hipertensão intracraniana aguda: uma abordagem clínica-fisiológica-terapêutica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1995, vol.53, n.1, pp. 131-140. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000100021.

Ventilação mecânica em coma agudo traumático é abordada de forma abrangente, através revisão comparativa da literatura pertinente. Aspectos multivariáveis clínico-fisiológico-terapêuticos são apresentados e discutidos, e uma proposição é apresentada para que se otimize ventilação mecânica em circunstâncias nas quais haja evidência de sofrimento cerebral agudo predominantemente difuso. Uma nova técnica é introduzida para que se possam quantificar, à beira do leito e de forma prática, ajustamentos ventilatórios que permitam, simultaneamente, otimização da pressão intracraniana e da extração cerebral global de oxigênio. A última representa adequação terapêutica do fluxo sanguíneo cerebral ao metabolismo cerebral de oxigênio, em âmbito global.

Keywords : hemometabolismo cerebral; hipertensão intracraniana aguda; otimização ventilatória; terapêutica fisiológica multivariável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese