SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue1Optimal neuropsychological evaluation of dementiasThe importance of clinical Hemorrheology for studying the cerebral blood flow in normal conditions and in Cerebrovascular ischemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CHAPMAN, A.H.  and  CHAPMAN-SANTANA, Mirian. Uso do humor em psicoterapia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1995, vol.53, n.1, pp. 153-156. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000100024.

O humor pode ser uma técnica terapêutica útil nas mãos de alguns psicoterapeutas. O humor pode ajudar um doente a ver episódios e situações dolorosas da sua vida sob perspectivas menos ameaçadoras e pode retirar sentimentos de ansiedade e culpa provenientes de muitos acontecimentos e situações. O humor pode ser valioso quando o terapeuta está conversando com mães e pais sobre os problemas dos seus filhos adolescentes, em diálogos com adolescentes, na análise das dificuldades no trabalho e em outros ambientes sociais, para desfazer temores em relação ao terapeuta, para reduzir a ansiedade relativa ao tratamento em si mesmo, no tratamento de impotência sexual em homens e em muitos outros problemas e tipos de doentes. Todavia, alguns terapeutas não usam bem o humor e nas mãos deles acaba dando errado ou deixa de produzir os efeitos desejados; estes terapeutas não devem utilizar-se do humor.

Keywords : psicoterapia; humor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English