SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4Hematoma tegmento-mesencefálico espontâneo: aspectos neurocomportamentais do terço rostral do tronco encefálico humanoAcidentes cerebrovasculares hemisféricos: conduta clínica ou cirúrgica? Monitorização da pressão intracraniana em um caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

OLIVEIRA-SOUZA, Ricardo De  e  BENCHIMOL, Marcos. Coma e síndrome de herniação transtentorial consequentes a lesão hemisférica não expansiva aguda. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1995, vol.53, n.4, pp. 815-820. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1995000500019.

O presente trabalho retrata o caso de uma paciente que entrou em coma por infarto extenso do hemisfério cerebral direito e desenvolveu sinais clínicos característicos do estágio diencefálico da herniação transtentorial central. A TC, todavia, não evidenciou os efeitos classicamente descritos de compressão ou distorção da transição mesodiencefálica, mas duas imagens hipodensas, de idades diferentes, alojadas, repectivamente, nos territórios superficial e profundo das artérias cerebral média e anterior e no lobo frontal direito. Concordando com a piora clínica ao longo dos seis dias que antecederam a morte, a última TC revelou as imagens esperadas de deslocamentos do encéfalo. O caso se assemelha a outros da literatura, em testemunho de que os sinais clínicos de efeitos de massa no interior do crânio podem ser reproduzidos por comprometimento funcional agudo mono-hemisférico na ausência de deslocamentos físicos da massa encefálica. O papel desempenhado por distorções encefálicas na gênese e no prognóstico de curto-prazo do coma permanece em aberto.

Palavras-chave : coma; herniação transtentorial; sistema reticular ativador ascendente; diásquise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português