SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MIGUEL FILHO, Eurípedes Constantino. Transtorno obsessivo-compulsivo e os gânglios da base. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1995, vol.53, n.4, pp.858-859. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/S0004-282X1995000500036.

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC), caracterizado por obsessões e compulsões, foi descrito com frequência aumentada em várias doenças que acometem primariamente of gânglios da base sugerindo que estas estruturas também estivessem acometidas no TOC. Os gânglios da base, que no passado se acreditava estarem implicados apenas no comportamento motor, são, na verdade, importantes em inúmeras outras funções psíquicas como o processamento de vivências cognitivas. Estudos recentes utilizando imagem de ressonância magnética mostraram tendência a diminuição do núcleo caudado em pacientes com TOC. De forma coerente, estudos com neuroimagem funcional, sugerem a implicação de um circuito cerebral envolvendo o córtex órbito-frontal, o giro cíngulo, o núcleo caudado e o tálamo na patofisiologia do TOC. Entre as diversas hipóteses formuladas a partir desses achados, especula-se que um déficit no funcionamento do núcleo caudado levaria a uma filtragem inadequada de preocupações que então estimulariam o córtex órbito-frontal a desencadear ações adaptativas: as compulsões.

Keywords : transtorno obsessivo-compulsivo; fisiolopatologia; gânglios da base; neuroanatomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License