SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue1High doses of carbamazepine for refractory partial epilepsyDigital EEG with brain mapping in Alzheimer's dementia and Parkinson's disease: a prospective controlled study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

LI, L. M. et al. Rash cutâneo com lamotrigina e concomitante uso de valproato: evidências de maior risco. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1996, vol.54, n.1, pp. 47-49. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1996000100008.

Rash cutâneo é um dos efeitos adversos mais comuns associados ao início de tratamento com lamotrigina, uma nova medicação antiepiléptica. Avaliamos se esse risco é maior em pacientes medicados concomitantemente com valproato em 103 pacientes adultos com epilepsia refratária, que tiveram lamotrigina adicionada a seu tratamento. Dez dos 33 pacientes (30%) que faziam uso de valproato e 6 (8%) dos 70 pacientes que não usaram valproato desenvolveram rash. Isto sugere que existe maior risco de desenvolver rash cutâneo quando se adiciona lamotrigina em pacientes em uso de valproato (p<0,02).

Keywords : rash cutâneo; drogas antiepilépticas; lamotrigina; valproato.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English