SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4Morphological and quantitative analysis of the neurons of the myenteric plexus of the cecum of streptozotocin-induced diabetic ratsChronic inflammatory demyelinating polyradiculoneuropathy: study of 18 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

REZENDE, Karla Freire et al. Neuropatia vegetativa em pacientes com tolerância diminuída à glicose. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1997, vol.55, n.4, pp. 703-711. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1997000500005.

Com o objetivo de determinar se tolerância diminuída à glicose (TDG) está associada a neuropatia vegetativa realizamos estudo transversal de que participaram 44 pacientes com intolerância a glicose (Grupo 1) os quais foram comparados com 43 indivíduos controles apresentando teste de tolerância à glicose normal (Grupo 2). Os pacientes de ambos os grupos, após aceitarem participar da pesquisa, eram submetidos a anamnese, exames clínico e laboratoriais e estudo da função vegetativa (intervalo QT, prova da arritmia sinusal, manobra de Valsalva e teste postural). Os pacientes com TDG apresentaram mais hipertensão arterial sistêmica, obesidade centrípeta, hiperglicemas de jejum e pós-prandiais e dislipidemias que os controles. O teste de arritmia sinusal estava alterado em 54,5% dos grupo 1 e em 32,5% do grupo 2. A manobra de Valsalva foi anormal em 34,1% no grupo 1 e em 7% dos controles (p=0,004). A prova postural não foi diferente nos dois grupos. O comprometimento do sistema neurovegetativo foi mais freqüente nos pacientes com TDG que nos controles. A maior freqüência de fatores de risco para doença aterosclerótica cardiovascular e o concomitante comprometimento do sistema nervoso vegetativo nos pacientes com TDG podem ser os responsáveis pelas elevadas taxas de letalidade devida a vasculopatias observadas nessa população.

Keywords : diabetes mellitus; neuropatia vegetativa; intolerância a glicose; neuropatia periférica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese