SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2The diagnosis of delirium in 80 emergency unit patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CARDOSO, FRANCISCO; CAMARGOS, SARAH T  and  SILVA JR, GERALDO A. Etiologia de parkinsonismo em uma clínica brasileira de distúrbios do movimento. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.2, pp. 171-175. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000200001.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo é investigar se há diferenças geográficas na etiologia de parkinsonismo (PA). PANORAMA: 72% dos pacientes com PA avaliados em Clínicas de Distúrbios do Movimento no hemisfério norte são diagnosticados com doença de Parkinson (DP). Dados a respeito de outras regiões não se encontram disponíveis. MÉTODOS: Nós revisamos os prontuários de todos pacientes com PA vistos na Clínica de Distúrbios de Movimentos da Universidade Federal de Minas Gerais entre Julho 1993 e outubro 1995. PA foi diagnosticado pela presença de no mínimo dois dos seguintes: tremor de repouso, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural. As diferentes etiologias foram diagnosticadas baseadas em critérios clínicos padrões RESULTADOS: Durante o período do estudo, PA foi reconhecido em 338 indivíduos. Os seguintes diagnósticos clinícos foram feitos: DP (68,9%), PA induzido por droga (PID) (13,3%), PA vascular (4,7%), paralisia supranuclear progressiva (PSP) (2%), atrofia de múltiplos sistemas (AMS) (1,8%), outros (9,7%). Cinarizina, haloperidol e flunarizina foram as drogas mais comumente relacionadas a PID. CONCLUSÕES: À semelhança de outros estudos, DP é responsável por cerca de 70% dos casos de PA. Existem, porém, diferenças entre nossos resultados e outras séries. PID é muito mais comum na população estudada. Isso pode ser explicado por uso mais liberal de drogas antidopaminérgicas no nosso meio, sobretudo bloqueadores de canal de Calcio. A baixa frequência de AMS e PSP no nosso estudo pode refletir tempo de seguimento curto, já que muitos pacientes com diagnóstico inicial de DP posteriormente desenvolvem síndrome Parkinson-plus.

Keywords : parkinsonismo; síndrome parkinsoniana; epidemiologia; doença de Parkinson; parkinsonismo induzido por droga; parkinsonismo vascular; paralisia supranuclear progressiva; atrofia de múltiplos sistemas; cinarizina; flunarizina; bloqueadores de canal de cálcio.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English