SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Cardiopulmonary exercise testing for evaluation of muscle diseasesIntravenous theraphy with methylprednisolone and cyclophosphamide in vasculitis of peripheral nervous system: evaluation of eight patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ZETOLA, VIVIANE H. FLUMIGNAN; SCOLA, ROSANA HERMÍNIA; PASQUINI, RICARDO  and  WERNECK, LINEU CESAR. Investigação de neuropatia periférica durante o período recente do transplante de medula óssea. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.2, pp. 267-273. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000200017.

Investigamos prospectivamente a incidência de neuropatia periférica em 43 pacientes através do estudo da velocidade de condução nervosa e do teste de limiar de sensibilidade vibratória (palestesiômetro) realizados antes e após o transplante de medula óssea. Nesse período as principais drogas utilizadas para o condicionamento e imunossupressão foram o bussulfan, ciclofosfamida, ciclosporina A, methotrexate e corticoesteróides. Foram estudadas as velocidades de condução nervosa nos nervos mediano motor, fibular, tibial, mediano sensitivo e sural. Obtivemos alterações estatisticamente significativas na duração do potencial composto proximal do nervo mediano motor, na amplitude distal do nervo tibial posterior e na amplitude proximal do nervo sural. As diferenças observadas não se correlacionaram com alterações clínicas, e não foram suficientes para o diagnóstico de neuropatia periférica. Acreditamos que o esquema terapêutico utilizado não provoca toxicidade neurológica periférica no período recente do transplante de medula óssea.

Keywords : neuropatia periférica; estudo de condução nervosa; transplante de medula óssea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese