SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Complex partial seizures and aphasia as initial manifestations of non-ketotic hyperglycemia: case reportAmyotrophic lateral sclerosis and herpes virus. A curious case report: a cause or casual association? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

KAWASAKI, MABEL SATOMI; HERNANDEZ-FUSTES, OTTO J.; SCHEER NETO, EMILIO J.  and  HERNANDEZ-COSSIO, OTTO. Torcicolo espasmódico pós-traumático. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.2, pp. 300-306. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000200023.

A distonia pós-traumática (DPT) é sequela rara do traumatismo crânio-encefálico (TCE). Descrevemos um paciente com torcicolo espasmódico e revisamos 31 casos descritos na literatura. O intervalo de tempo entre o TCE e o aparecimento da distonia variou de 2 horas a 9 anos. Em 11 casos o TCE foi de média gravidade e em 20 foi severo. As lesões na tomografia de crânio (CT) foram: hematomas extra e subdurais e hemorragias talâmicas. Na ressonância magnética a lesão mais frequente estava localizada no gânglio basal contralateral ou no tálamo. Em nosso caso, a CT de crânio evidenciava higroma bilateral e edema cerebral difuso, com reabsorção 6 dias depois; a RMN encefálica realizada 1 ano após o TCE mostrou discreta atrofia cerebral. Apesar da fisiopatologia da DPT não estar bem esclarecida, há indícios de disfunção do circuito lentículo-talâmico e que a variação de tempo entre o TCE e o desenvolvimento da DPT, ocorra por presença de neurônios aberrantes.

Keywords : distonia pós-traumática; trauma crânio-encefálico; torcicolo espasmódico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese