SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Anti-epileptic drug intake adherence: the value of the blood drug level measurement and the clinical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

REIMAO, RUBENS; SOUZA, JOSÉ CARLOS ROSA PIRES DE; MEDEIROS, MARIZÉLIA MAZZINI  and  ALMIRAO, RAQUEL ICASSATI. Hábitos de dormir da criança indígena Terena no Mato Grosso do Sul. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 703-707. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500001.

Os hábitos de dormir variam, na infância, em função de fatores fisiológicos e sofrem influências culturais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os hábitos de dormir da criança indígena Terena, no Mato Grosso do Sul. Duas aldeias foram estudadas, Tereré e Córrego do Meio, ambas em reservas indígenas. As características do sono de 67 crianças (40 M; 27 F), de 2 a 10 anos de idade, foram pesquisadas por meio de entrevistas com as mães. Resultou que o hábito de dormir junto (cosleeping) na mesma cama, com os familiares, foi o padrão mais característico, sendo encontrado em todas as crianças avaliadas. Presença de duas ou mais camas e média de cinco ou mais pessoas no mesmo quarto foram achados típicos. Os autores propõem que dormir junto com familiares, e a presença de numerosos membros da mesma família no mesmo quarto, refletem os valores atribuídos a elos familiares na cultura Terena.

Keywords : sono; hábitos de dormir; infância; nativo; índio; Terena; Mato Grosso do Sul.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English