SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Anti-epileptic drug intake adherence: the value of the blood drug level measurement and the clinical approachGreater occipital nerve blockade in cervicogenic headache author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

GOMES, MARLEIDE DA MOTA  and  MAIA FILHO, HEBER DE SOUZA. Comportamento de auto regulação da ingesta de medicamentos em pessoas com epilepsia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 714-719. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500003.

OBJETIVO: Estudar as mais importantes características do comportamento de ingesta das drogas antiepilépticas (DAE) em pessoas com epilepsia. MÉTODO: Em estudo transversal, 45 pacientes consecutivamente vistos responderam a questionário padronizado sobre o comportamento de ingesta de DAE. RESULTADOS: Ambos os sexos foram igualmente representados. A idade média foi 30,2 anos. Não há uma característica específica comum em todos os pacientes. O auto-referido não uso da DAE na semana anterior, em qualquer momento, (auto-referida não-aderência) foi de 40,0%. Pacientes ingeriram a droga mais de uma vez, em muitos casos (75,0%) e o único fator precipitante de crises epilépticas mais frequentemente evitado foi a ingesta de álcool (66,7%). Quarenta e quatro por cento se diziam preocupados em se tornarem dependentes do medicamento, 61,4% reduziram ou suspenderam a DAE apenas para ver o que acontecia e 47,7% mudaram as prescrições com o mesmo propósito. Não houve relação entre características sócio-demográficas, aspectos comportamentais ou características de tratamento, e auto-referida não aderência. CONCLUSÕES: Vários aspectos dos pacientes não parecem estar relacionados fortemente com a aderência auto-referida. No entanto, a auto regulação da ingesta de drogas é provavelmente relacionada ao comportamento íntimo de sua ingesta, e é importante para o médico entender essa influência paralela no tratamento para uma abordagem mais realística.

Keywords : epilepsia; aderência; droga antiepiléptica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English