SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Neurologic evaluation of non-Hodgkin's lymphoma in adult patients: a prospective studyPrognostic factors for tuberculous meningoencephalitis lethality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MIELLI, SYLVIA REGINA et al. Linfoma não-Hodgkin em adultos: perfil proteico do LCR e do soro de 25 doentes. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 769-771. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500011.

Vinte e cinco pacientes com linfoma não-Hodgkin estudados para detecção de sinais e sintomas de comprometimento neurológico foram investigados quanto ao perfil proteico do líquido cefalorraqueano (LCR). Amostras de LCR e de soro sanguíneo colhidas no mesmo período foram estudadas comparativamente para analisar a barreira hemato-encefálica e a produção intratecal de IgG .Em 48% dos doentes foram registradas queixas e/ou sinais ao exame neurológico. A análise demonstrou: aumento das proteínas totais no LCR em 52%; imunoliberação local em um paciente HIV soropositivo; aumento de globulinas gama no LCR de dois pacientes na ausência de células neoplásicas no LCR e melhora clínica pós-quimioterapia; e registro de banda oligoclonal apenas no LCR em um doente HTLV-I soropositivo. Esses dados mostram que o estudo do perfil proteico no LCR contribui para a caracterização das manifestações do linfoma não-Hodgkin no sistema nervoso.

Keywords : linfoma não-Hodgkin; perfil proteico; líquido cefalorraqueano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese