SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Stereotaxic thalamotomy and pallidotomy with computerized planning without ventriculography in Parkinson's disease: short-term evaluation of motor function in 50 patientsMR and CT imaging in the Dyke-Davidoff-Masson syndrome: report of three cases and contribution to pathogenesis and differential diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ARAUJO, IVAN SOARES DE. Angiotomografia tridimensional como exame pré-operatório no tratamento dos aneurismas cerebrais. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 798-802. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500015.

O presente estudo se baseia em 36 casos do Departamento de Neurocirurgia da Universidade Livre de Berlim e procura mostrar as vantagens da angiotomografia tridimensional sobre a angiografia cerebral no tocante ao maior número de informações sobre os aneurismas, o que não ocorre com a angiografia cerebral que conta apenas com algumas incidências anatômicas limitadas: lateral, frontal e oblíquas. Com a angiotomografia tridimensional é possível a rotação de imagens reformatadas em 360º em todas as direções, conseguindo número considerável de projeções e mostrando o colo do aneurisma e sua relação com outros vasos e o fundo em relação com o colo. Também é demonstrável a relação do aneurisma com a parte óssea ao longo da base do crânio. A angiotomografia tridimensional tem-se mostrado tão sensível quanto a angiografia cerebral e recentemente tem sido usada no planejamento do acesso cirúrgico aos aneurismas cerebrais.

Keywords : angiotomografia tridimensional; angiografia cerebral; aneurismas intracranianos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese