SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4MR and CT imaging in the Dyke-Davidoff-Masson syndrome: report of three cases and contribution to pathogenesis and differential diagnosisRigid spine syndrome: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MOLL, JORGE; OLIVEIRA-SOUZA, RICARDO DE; SOUZA-LIMA, FABIANA DE  and  ANDREIUOLO, PEDRO ANGELO. Ativação do sulco intraparietal esquerdo utilizando RMf e um paradigma de praxis conceitual. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 808-811. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500017.

No presente artigo, reportamos os resultados de RMf da ativação cortical induzida por um paradigma de praxis de uso de ferramentas em seis pessoas dextras normais. A tarefa-controle consistiu de uma sequência de movimentos unimanuais complexos, mas desprovidos de significado. Um estudo completo de pantomima e controle foi feito para cada mão. O sulco intraparietal esquerdo foi a única estrutura ativada em todos os indivíduos, independentemente da mão utilizada. Esses achados, embora preliminares, indicam que a organização de ações mediadas por ferramentas e utensílios são fortemente lateralizadas para o hemisfério esquerdo nas pessoas normais, e sugerem que lesões na região do sulco intraparietal do hemisfério dominante são críticas para o aparecimento de apraxia conceitual.

Keywords : apraxia conceitual; sulco intraparietal; assimetria cerebral; ressonância magnética funcional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English