SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue4Neonatal Streptococcus pyogenes meningitis and sagittal sinus thrombosis: case reportSpontaneous intracranial hypotension: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

HANEL, RICARDO A.; SANDMANN, MARCOS C.; KRANICH, MARTINA  and  BITTENCOURT, PAULO R. M. DE. Síndrome neuroléptica maligna: relato de caso com recorrência associada ao uso de olanzapina. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.4, pp. 833-837. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1998000500022.

A síndrome neuroléptica maligna (SNM) consiste em reação idiossincrática a neurolépticos, provavelmente relacionada a bloqueio dos receptores dopaminérgicos nos gânglios da base, sendo por isso também conhecida como síndrome da deficiência aguda de dopamina.A SNM é caracterizada por hiperpirexia, alteração do nível de consciência, hipertonia, disfunção autonômica e insuficiência respiratória, podendo ainda ser encontrados rabdomiólise e leucocitose. O haloperidol é a droga mais frequentemente associada à síndrome. Relatamos o caso de um paciente de 30 anos que apresentou SNM em duas ocasiões diferentes, a primeira delas relacionada ao uso de haloperidol e clorpromazina e a segunda relacionada ao uso de olanzapina, fato este sem menção anterior na literatura indexada.

Keywords : síndrome neuroléptica maligna; haloperidol; clorpromazina; olanzapina; dantrolene; bromocriptina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese