SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3AAcute cervical epidural hematoma: case reportBrain abscess by citrobacter diversus in infancy: case report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

BONILHA, LEONARDO et al. Astrocitoma pilocítico pós-radioterapia para tratamento de craniofaringioma: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2000, vol.58, n.3A, pp. 731-735. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000400022.

A administração de doses fracionadas de radiação é parte do tratamento adjuvante de tumores do sistema nervoso central como craniofaringiomas ou adenomas hipofisários. A radioterapia pode aumentar as chances de cura ou expandir o período livre de sintomas. Dentre seus efeitos adversos, é conhecida a possibilidade de aparecimento de novo tumor na região irradiada. Os critérios que definem se um novo tumor é de fato induzido por radiação ainda não são completamente definidos. Adimite-se, no entanto, que se o novo tumor é histologicamente diferente do primeiro, aparece em indivíduos mais jovens e é mais agressivo que o habitual, provavelmente sua origem é devida à oncogênese da irradiação. Descrevemos um caso de astrocitoma pilocítico possivelmente induzido por radioterapia, com surgimento em tempo de latência inesperadamente curto.

Palabras llave : astrocitoma pilocítico; efeitos adversos de radioterapia; oncogênese.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés