SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número3ANeurocitoma central com apresentação incomum por hemorragia intraventricular: relato de casoAntidepressivos no transtorno de ansiedade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

TEIVE, Hélio A.G. et al. As contribuições de Charcot e de Marsden para o desenvolvimento dos distúrbios do movimento nos séculos XIX e XX. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2001, vol.59, n.3A, pp. 633-636. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2001000400031.

Charcot contribuiu significativamente no século XIX na descrição de várias enfermidades neurológicas, em particular na área dos distúrbios do movimento. Charcot contribuiu de forma exponencial na descrição clínica minuciosa da doença de Parkinson, além de introduzir o primeiro tratamento farmacológico. Na área das hipercinesias realizou estudos sobre a síndrome de Tourette, o diagnóstico diferencial dos tremores, das coréias e o estudo inicial sobre startle. Marsden, recentemente falecido, destacou-se no século XX com inúmeras publicações na área dos movimentos anormais.São contribuições seminais os estudos sobre a doença de Parkinson, distonias, mioclonias , tremor essencial, a descrição das síndromes " Painful Legs Moving Toes ", "Gait Ignition Failure" e o "Tremor Primário da Escrita". As contribuições de Charcot no século XIX e de Marsden no século XX na área dos distúrbios do movimento permitem concluir que ambos foram as figuras mais representativas desta área nos últimos dois séculos.

Palavras-chave : Charcot; Marsden; distúrbios do movimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português