SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2AFourth ventricle computed tomography indexes: standardisation and characteristics in neurocysticercosisSpinal cord schistosomiasis in children: analysis of seven cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

GOMES, Irenio et al. Prevalência de teníase e sorologia positiva para cisticercose em Mulungu do Morro, Bahia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2002, vol.60, n.2A, pp. 219-223. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2002000200006.

Embora alguns autores não a considerem uma região endêmica, existem no Nordeste do Brasil as condições necessárias para o desenvolvimento do complexo teníase/ cisticercose. Em uma publicação prévia demosntramos no município de Mulungu do Morro, Bahia, alta soroprevalência para cisticercose em pacientes epilépticos. OBJETIVO: determinar a prevalência de teníase e sorologia positiva para cisticercose na população de Mulungu do Morro. MÉTODO: foram coletadas amostras de sangue e fezes em 175 famílias definidas aleatoriamente. A identificação de anticorpos séricos anti-cisticerco foi feita através do método de EITB e a presença de teníase foi verificada através de ELISA de captura para identificação de antígenos do parasita nas fezes. RESULTADOS: encontramos soroprevalência para cisticercose de 1,6% (IC a 95% de 0,8 a 2,8%) e prevalência de teníase de 4,5% (IC a 95% de 3,0 a 6,5%). Foi observado maior número de soropositivos nas famílias em que havia uma pessoa com teníase (p=0,007). CONCLUSÕES: nossos resultados demonstram que Mulungu do Morro é endêmico para teníase e cisticercose. Acreditamos que os demais municípios do Nordeste, cujas características socio-econômicas e condições sanitárias são semelhantes ao estudado, apresentam também alta prevalência dessa parasitose e que estudos epidemiológicos são necessários para esta definição e para que medidas de controle sejam tomadas.

Keywords : cisticercose; teníase; epidemiologia; prevalência; fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English