SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2ANeurosurgical treatment of sphenoidal mucocele by endonasal transseptal endoscopic approach: report of two casesThalamic intracerebral schwannoma: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

GONDIM, Jackson et al. Estesioneuroblastoma: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2002, vol.60, n.2A, pp. 303-307. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2002000200024.

Estesioneuroblastoma é um tumor raro originado do epitélio olfactivo, frequentemente invadindo a base do crânio e a região orbitaria. É tumor que pode ser encontrado em qualquer idade mas apresentando dois picos de frequência entre 11 e 21 anos e 51 e 60 anos, raros em criança. A distribuição por sexo é praticamente igual mas com uma pequena predominância masculina. O diagnostico histopatológico é feito de forma definitiva por métodos imunohistoquímicos. A sintomatologia clínica corresponde ao de uma neoplasia intranasal ou frontobasal. Devido a raridade destes tumores não se chegou ainda a um consenso em relação ao tipo de tratamento. Relatamos o caso de uma paciente 66 anos de idade com um tumor classificado como Kadish tipo C, com invasão dos seios da face e lobo frontal, que foi submetida a ressecção crânio facial por uma equipe multidisciplinar. A historia natural o tratamento e o prognóstico dos pacientes portadores destes tumores serão analisados baseando-se numa revisão da literatura.

Keywords : stesioneuroblastoma; cirurgia crânio facial; cirurgia da base do crânio.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English