SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3BAssociation between headache and anxiety disorders indicators in a school sample from Ribeirão Preto, BrazilDetermination of the coordinates in the stereotactic computed tomography: simplification of the conventional method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MENESES, Murilo Sousa de; CRUZ, André Vieira da; CASTRO, Izara de Almeida  and  PEDROZO, Ari A.. Estereoscopia aplicada à neuroanatomia: estudo comparativo entre as técnicas de filtro de cores e de polarização. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2002, vol.60, n.3B, pp. 769-774. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2002000500017.

Atualmente há grande necessidade de maior disponibilização de material didático no ensino médico. A escassez de segmentos anatômicos e a toxicidade dos conservantes, como o formol, têm gerado uma busca intensa por novos meios de demonstração da anatomia humana. Como solução para esta dificuldade pode-se utilizar imagens tridimensionais (3D), que facilitam o processo de aprendizado. Este estudo tem como objetivo comparar e descrever duas técnicas de reprodução de imagens bidimensionais em três dimensões, o que é chamado de estereoscopia. Os dois métodos avaliados foram o de filtro de cores (anaglífico) e o de luz polarizada. As técnicas foram analisadas segundo a nitidez e o efeito 3D. Avaliaram-se 14 imagens por 5 pessoas, com notas de 0 a 4. A média total da técnica de polarização foi superior em relação à técnica anaglífica. Ambas realizam codificação de imagens, que consiste na separação e na exclusividade com que cada olho vê a imagem correspondente. Após vários ensaios fotográficos e adaptações gradativas a uma melhor técnica, baseando-se em conhecimentos de física elementar, fotografia e neuroanatomia, concluímos que ambas são capazes de produzir efeito 3D. No entanto, a melhor técnica, em termos de qualidade final da imagem foi a de polarização, não alterando a coloração natural da peça, mantendo traços nítidos e possuindo menor custo.

Keywords : estereoscopia; anaglífico; polarização; anatomia humana; neuroanatomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese