SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Transcranial magnetic stimulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

MIN, Li Li  and  SANDER, J.W.A.S.. Projeto demonstrativo em epilepsia no Brasil. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.1, pp.153-156. ISSN 0004-282X.  https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000100033.

A epilepsia é a condição neurológica grave de maior prevalência no mundo. Infelizmente, a maioria dos pacientes com epilepsia nos países em desenvolvimento não recebem tratamento adequado e sofrem estigmatização pelo diagnóstico. Diante deste cenário, em 1997 foi lançada uma Campanha Global Contra Epilepsia liderada pela Organização Mundial da Saúde, a Internacional League Against Epilepsy, e International Bureau for Epilepsy. A Campanha entrou na sua segunda fase em 2001 com os projetos demonstrativos que estão em curso na China, Zimbábue, Senegal e recentemente no Brasil. A finalidade do projeto demonstrativo é mostrar através de avaliação metodológica que é possível estabelecer um modelo de atendimento integral aos pacientes com epilepsia. O projeto demonstrativo brasileiro tem como regiões de atuação Campinas e São José de Rio Preto. Uma Task Force foi instituída para estudar a expansão da atuação para outras áreas do país.

Keywords : epilepsia; estigma; prevenção; tratamento; drogas antiepiléticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License