SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2ADo environmental influences alter motor abilities acquisition? A comparison among children from day-care centers and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

PEDROSO, Fleming S.  and  ROTTA, Newra T.. Exame neurológico do recém-nascido de termo normal. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 165-169. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200001.

Com o objetivo de revisar o exame neurológico do recém-nascido na atualidade, foi realizado um estudo transversal com uma amostra aleatória de 106 recém-nascidos de termo normais com 24 a 72 horas de vida, período em que o recém-nascido permanece na maternidade. Os seguintes itens foram incluídos no exame neurológico: medidas do crânio e tórax, trofismo, força, tono, reflexos miotáticos fásicos, reflexos superficiais, reflexos primitivos, sensibilidade e nervos cranianos. A freqüência dos itens examinados foi estimada através do intervalo de confiança de 95%. Todos os 106 recém-nascidos foram considerados neurologicamente normais. Não encontramos diferenças no exame entre as crianças nascidas de parto vaginal e cesariana, bem como nas diferentes idades gestacionais. Os reflexos primitivos e o tono apendicular foram menos intensos nos recém-nascidos examinados com menor tempo de vida. Os nossos resultados indicam a necessidade de revisar dados do exame neurológico estabelecidos por pesquisas realizadas no passado e o exame do recém-nascido em uso atualmente. As estimativas encontradas no presente estudo podem ser válidas para diferentes populações, desde que a mesma metodologia seja usada.

Keywords : recém-nascido; exame neurológico; exame físico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English