SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2ANeurological examination in the healthy term newbornGenetic and neurological evaluation in a sample of individuals with pervasive developmental disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

BARROS, Karla Mônica F. T. de et al. Influências do ambiente podem alterar a aquisição de habilidades motoras? Uma comparação entre pré-escolares de creches públicas e escolas privadas. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 170-175. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200002.

O desenvolvimento ocorre num ritmo resultante da interação entre herança genética e fatores ambientais. Este estudo teve por objetivo identificar alguns fatores de risco ambientais para o desenvolvimento motor, em dois grupos de crianças saudáveis. Foram avaliadas 100 crianças (idade:5 anos) provenientes de duas creches públicas e uma escola particular, em Recife-PE. Todas as crianças foram submetidas a uma avaliação das habilidades motoras e seus pais responderam a um questionário. As crianças da creche pública mostraram atraso no campo das habilidades motoras finas. Os resultados indicaram que o desenvolvimento das crianças biologicamente saudáveis pode sofrer influência negativa dos fatores de risco ambientais. Os fatores encontrados foram: a ausência do pai; a utilização de brinquedos inadequados para faixa etária; o local onde a criança era mantida em idades precoces da infância; a falta de orientação pedagógica e de socialização extra-familiar precoce, e a baixa condição socioeconômica familiar.

Keywords : desenvolvimento motor; estimulação ambiental; criança.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English