SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2AAutism and Möbius sequence: an exploratory study of children in northeastern BrazilStudy comparing the stroke unit outcome and conventional ward treatment: a randomized study in Joinville, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

LEOPOLDINO, José Fábio Santos; FUKUJIMA, Marcia Maiumi; SILVA, Gisele Sampaio  and  PRADO, Gilmar Fernandes do. Tempo de chegada do paciente com acidente vascular cerebral no Hospital São Paulo. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 186-187. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200005.

Com o uso da terapia trombolítica para acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, torna-se importante o tempo de chegada do paciente nos serviços de referência. Neste estudo foi investigado o tempo entre o reconhecimento dos sintomas e o diagnóstico de AVC em hospital universitário na cidade de São Paulo. Concluímos que neste serviço, os profissionais da saúde não consideravam AVC uma emergência antes da avaliação neurológica. Outro fator que contribuiu para o atraso na chegada ao hospital foi dificuldade de transporte aos serviços públicos. Este estudo foi importante para a identificação dos problemas que os pacientes com AVC enfrentam para ter o diagnóstico e tratamento, o que possibilitou implantação de programas para melhora do atendimento.

Keywords : acidente vascular cerebral; tempo de ocorrência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English