SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2AAdult cerebellar medulloblastoma: CT and MRI findings in eight casesMast cell subsets and neuropeptides in leprosy reactions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

ZYMBERG, Samuel Tau; PAIVA NETO, Manoel Antonio; GORGULHO, Alessandra A.P.  and  CAVALHEIRO, Sérgio. Tratamento endoscópico da cisticercose do quarto ventrículo. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 204-207. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200009.

A neurocisticercose é a parasitose mais freqüentemente encontrada no sistema nervoso central. O quarto ventrículo é o local mais frequente de infestação intraventricular, uma localização que acarreta grande risco de bloqueio da circulação liquórica e subseqüente hipertensão intracraniana. Grande número de pacientes se torna dependente de derivações liquóricas, o que determina pior prognóstico. Relatamos o caso de um paciente com quadro de hidrocefalia obstrutiva secundária a cisticerco localizado no quarto ventrículo que foi abordado por via endoscópica. Apesar de, até o momento, não haver consenso na literatura sobre o melhor tratamento da neurocisticercose intraventricular, o tratamento neuroendoscópico parece ser método eficaz de tratamento nos pacientes com hidrocefalia e dilatação dos forames de Monro e do aqueduto.

Keywords : cisticercose; endoscopia; quarto ventrículo; hidrocefalia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English