SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2AHorner syndrome after stereotactic Parkinson's surgeryBotulinum toxin for treatment of Frey's syndrome: report of two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MAGALHAES, Lívia de Castro et al. Estudo comparativo sobre o desempenho perceptual e motor na idade escolar em crianças nascidas pré-termo e a termo. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 250-255. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200016.

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho perceptual-motor na idade escolar de crianças nascidas pré-termo e a termo. Participaram do estudo 2 grupos de crianças, com idades entre 5 e 7 anos. O grupo I foi constituído por 35 crianças, de famílias de baixa renda, nascidas até a 34a semana de gestação e/ou peso abaixo de 1500 g, sem sinais de sequela neuromotora. O Grupo II foi constituído por 35 crianças nascidas a termo, com idade, sexo e nível sócio-econômico equivalentes às crianças do Grupo I. Foram aplicados os testes de Bender, acuidade motora, provas de equilíbrio e tônus postural. As crianças pré-termo obtiveram escores significativamente inferiores na maioria dos testes. Tais resultados reafirmam a importância do acompanhamento da criança pré-termo até a idade escolar e indicam a necessidade de se estimular o controle postural e a coordenação motora fina, mesmo naquelas crianças que não apresentam sequelas neurológicas evidentes.

Keywords : prematuridade; recém nascido pré-termo; coordenação visomotora; desenvolvimento infantil; acuidade motora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese