SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2AGalen vein thrombosis: case reportInside-outside occipito-cervical fixation: technical report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

HOLANDA, Maurus Marques de Almeida; MEIRA, Ussânio Mororó; MAGALHAES, Francisco Neuton de Oliveira  and  SILVA, José Alberto Gonçalves da. Tratamento cirúrgico da meralgia parestésica: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 288-290. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200026.

Meralgia parestésica é caracterizada por dor, parestesia ou queimação e diminuição da sensibilidade táctil e dolorosa na face antero- lateral da coxa. Isto ocorre por uma neuropatia do nervo cutâneo femural lateral (NCFL). O tratamento conservador é frequentemente bem sucedido aliviando os sintomas na maioria dos pacientes. Descrevemos o caso de uma paciente de 37 anos de idade que necessitou de tratamento cirúrgico pelos sintomas intratáveis. Apesar da neurólise com transposição ser o procedimento mais comum, preferimos a neurectomia com remoção de parte do NCFL por ser sua taxa de recorrência baixa em oposição à neurólise. A área de anestesia que ocorre pelo procedimento no trajeto do NCFL tende a reduzir com o tempo. A paciente teve uma evolução excelente com o emprego desta técnica.

Keywords : meralgia parestésica; nervo cutâneo femural lateral; neuropatia compressiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese