SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2ASurgical treatment of meralgia paresthetica: case reportThe cerebral protection technique in angioplasty plus stenting of carotid: an effective procedure against cerebral embolism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

CASTRO, Igor de  and  LANDEIRO, José Alberto. Fixação occípito-cervical "inside-outside": relato técnico. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.2A, pp. 291-295. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000200027.

O entendimento sobre a biomecânica do complexo occípito-atlanto-axial explica a instabilidade progressiva após a descompressão anterior da junção craniocervical.O propósito do presente relato é descrever a técnica de fixação occípito-cervical tipo "inside-outside" proposta por Pait et al., e os resultados em dois pacientes operados pela via transoral para remoção da apófise odontóide. A técnica utiliza uma haste de titânio moldada para adaptar-se à curvatura occipital e colocada lateralmente até a coluna cervical; a haste é fixada no osso occipital por meio de parafuso cuja parte achatada é colocada no espaço epidural. Na coluna cervical, a haste é fixada por parafusos que são introduzidos no quadrante súpero-lateral das massas articulares. No axis, o parafuso é introduzido na "pars interarticulares" podendo terminar no próprio corpo desta vértebra ou na massa articular do atlas. Esta técnica revelou-se segura e de fácil aplicabilidade.

Keywords : fixação occípito-cervical; odontoidectomia; acesso transoral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese