SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue3ABotulinum toxin type B in the management of dystonia non-responsive to botulinum toxin type AComparative study of muscular tonus in spastic tetraparetic cerebral palsy in children with predominantly cortical and subcortical lesions in computerized tomography of the skull author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FURKIM, Ana Maria; BEHLAU, Mara Suzana  and  WECKX, Luc Louis Maurice. Avaliação clínica e videofluoroscópica da deglutição em crianças com paralisia cerebral tetraparética espástica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2003, vol.61, n.3A, pp. 611-616. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2003000400016.

A paralisia cerebral é doença que pode cursar com distúrbios da deglutição (disfagias orofaríngeas). O objetivo deste artigo foi caracterizar e comparar a deglutição em 32 crianças com esta doença, pela avaliação clínica fonoaudiológica e videofluoroscópica, com ênfase na aspiração traqueal, Os resultados mostraram importante comprometimento da fase oral. Na fase faríngea a aspiração, a incompetência velofaríngea e o resíduo em recessos faríngeos, foram os achados mais encontrados. A aspiração foi encontrada mais frequentemente com líquidos, antes e durante a deglutição. Na avaliação clínica e na videofluoroscopia, a hiperextensão cervical foi a anormalidade postural mais encontrada. A videofluoroscopia confirmou a presença de aspiração na maioria dos casos que apresentaram sinais sugestivos de aspiração na avaliação clínica da deglutição. Concluímos que a avaliação clínica e a videofluoroscópica são complementares na avaliação da deglutição; juntas podem indicar a conduta mais adequada na reabilitação.

Keywords : paralisia cerebral; videofluoroscopia; deglutição; disfagia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese