SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Performance of university students on random number generation at different rates to evaluate executive functionsIntracranial blood flow velocities evaluated by color doppler (duplex) in preterm infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MENESES, Murilo S. et al. Ressonância magnética funcional na determinação da lateralização da área cerebral da linguagem. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2004, vol.62, n.1, pp. 61-67. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000100011.

A ressonância magnética funcional (RMF) é uma nova técnica capaz de detectar pequenas alterações no fluxo sanguíneo e oxigenação de tecidos cerebrais em que ocorre ativação neuronal. O seu emprego na avaliação pré-cirúrgica de pacientes com epilepsia portadores de esclerose mesial temporal está atualmente em avaliação em alguns centros de neurologia. O principal objetivo é encontrar o melhor paradigma de ativação na avaliação das funções de linguagem e memória, visando a substituição do teste de Wada, largamente utilizado nos dias de hoje. Para formular um paradigma já adaptado ao nosso idioma, apresentamos a nossa experiência em uma tarefa comportamental de fluência verbal na determinação da lateralização da área cerebral da linguagem. Avaliaram-se os exames de RMF de uma clínica de imagem particular em Curitiba por período de aproximadamente dois anos. Dos 19 pacientes estudados, obteve-se sucesso no exame em 16 e, destes, todos apresentavam dominância hemisférica cerebral da linguagem à esquerda. Em um subgrupo com 5 pacientes foi possível comparar os resultados obtidos com a técnica de Wada e RMF, havendo concordância entre as técnicas. A partir deste estudo e de vários outros semelhantes na literatura, acreditamos que a RMF está progressivamente conquistando seu espaço na prática médica.

Keywords : ressonância magnética funcional; epilepsia; linguagem; teste de Wada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese