SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3BTaenia antigens detection in the cerebrospinal fluid of patients with neurocysticercosis and its relationship with clinical activity of the diseaseAnalysis of the prevalence of insomnia in the adult population of São José do Rio Preto, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

NORONHA, Ana Lúcia Andrade et al. A lacuna de tratamento em epilepsia em duas cidades do sudeste do Brasil. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2004, vol.62, n.3b, pp. 761-763. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500003.

OBJETIVO: Estimar a lacuna de tratamento em epilepsia nas cidades de Campinas e São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. MÉTODO: Estimamos a lacuna de tratamento através da fórmula n1-n2/n1x100, onde se utiliza o número de pessoas com epilepsia, calculado pela prevalência (n1), e a quantidade de pessoas que podem ser tratadas com a dose padrão para adultos das DAEs, distribuídas no período de um ano na localidade (n2). Usamos a prevalência estimada de 1,86% e consumo de medicação antiepiléptica fornecida pela rede básica de saúde nestas duas cidades. RESULTADOS: Nossas estimativas mostram que somente em torno de metade da população com epilepsia foi tratada em 2001 usando doses preconizadas de medicação antiepiléptica. CONCLUSÃO: A nossa estimativa aponta que uma parcela importante dos pacientes com epilepsia não está sendo tratada no nosso meio. Estudos epidemiológicos futuros devem explorar os motivos desta lacuna de tratamento para que intervenções sejam realizadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia.

Keywords : epilepsia; tratamento; lacuna de tratamento; drogas antiepilépticas; estigma.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English