SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3BA longitudial study of a neuropsychological rehabilitation program in Alzheimer's diseaseComputerized tomography findings in Fahr's syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FABIANI, Giorgio; PASTRO, Paulo C.  and  FROEHNER, Carolina. Parkinsonismo e outros distúrbios do movimento em pacientes ambulatoriais sob uso crônico de cinarizina ou flunarizina. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2004, vol.62, n.3b, pp. 784-788. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500008.

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência e os padrões de distúrbios do movimento (DM) em pacientes ambulatoriais sob uso crônico de cinarizina (cz) ou flunarizina (fz), além de estabelecer os principais fatores de risco para o seu aparecimento. Durante três meses foram coletados dados de pacientes ambulatoriais em uso de cz ou fz. Todos esses pacientes foram submetidos a protocolo pré-estabelecido que incluía critérios diagnósticos do DSM-IV para distúrbios do movimento induzido por drogas e critérios para diagnostico de depressão maior. Parkinsonismo (PK) puro foi diagnosticado em 34% dos pacientes, PK com acatisia, PK com acatisia e síndrome mastigatória bucolingual (SMBL), SMBL isoladamente e distonia, foram encontrados em 4% dos pacientes. Os pacientes com SMBL apresentavam a média de idade mais avançada, o maior tempo médio de uso das drogas, configurando-se o grupo de maior risco ao aparecimento dos DM. O grupo dos pacientes com DM apresentou maior incidência de depressão quando comparados com os não afetados. O estudo demonstra uma relação direta entre o tempo de uso da droga, a idade avançada do paciente e o surgimento dos DM. Os resultados também sugerem que estas drogas aumentam a incidência de depressão.

Keywords : parkinsonismo; distúrbios do movimento induzido por drogas; cinarizina; flunarizina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English