SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3BProgressive cervicocranial arteriopathy with dilatations and stenoses: case reportWorster-Drought syndrome: case report and distinction in relation to Foix-Chavany-Marie syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MONZILLO, Paulo Helio et al. Cefaléia numular: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2004, vol.62, n.3b, pp. 903-905. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500034.

A cefaléia numular (CN) ou cefaléia em forma de moeda (coin-shaped headache) foi descrita pela primeira vez por Pareja e colaboradores em 2002. É uma cefaléia de curso crônico, aparentemente primária, sendo a dor restrita a uma área circunscrita do crânio, cuja forma pode ser elíptica ou em moeda. Evolui ao longo do tempo com períodos de dor, intercalados por períodos assintomáticos. Na série de treze casos apresentada por esses autores ou não ocorreu concomitância com outras formas de cefaléias primárias ou relação temporal com trauma craniano. Apresentamos o primeiro caso em nosso país, com características clínicas superponíveis às da publicação de Pareja e col, com o intuito de chamar a atenção não só de especialistas em dor de cabeça, mas de neurologistas em geral, para esta forma não usual de cefaléia, bem como fazer considerações sobre o diagnóstico diferencial com esta entidade.

Keywords : cefaléia em moeda; cefaléia numular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese