SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Myelomeningocele: a Brazilian University Hospital experienceLack of association between VNTR polymorphism of dopamine transporter gene (SLC6A3) and schizophrenia in a Brazilian sample índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versión impresa ISSN 0004-282X

Resumen

SIQUEIRA NETO, José Ibiapina; COSTA, Ana Carolina Leite Vieira; MAGALHAES, Francisco George  y  SILVA, Gisele Sampaio. Manifestações neurológicas da doença celíaca. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2004, vol.62, n.4, pp. 969-972. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000600007.

A doença celíaca (DC, enteropatia sensível ao glúten) é desordem caracterizada por mal absorção causada por reação alérgica ao glúten, proteína presente em diversos cereais. As manifestações iniciais ocorrem nas primeiras quatro décadas de vida, sendo cerca de duas vezes mais freqüente no sexo feminino. DC pode estar associada a largo espectro de manifestações neurológicas incluindo ataxia cerebelar, epilepsia, demência, neuropatia, miopatia e leucoencefalopatia multifocal. Relatamos três casos de pacientes com manifestações neurológicas da DC: um com ataxia cerebelar, outro com epilepsia e o último com déficit cognitivo. O diagnóstico de DC foi estabelecido com base em testes sorológicos (anticorpos antiendomísio e antigliadina) e biópsia intestinal. Em dois pacientes as alterações neurológicas precederam as gastrointestinais. Em todos os casos a dieta livre de glúten não influenciou o quadro neurológico. Concluímos que o diagnóstico de DC deve ser considerado em pacientes com alterações neurológicas de etiologia indeterminada, incluindo ataxia, epilepsia e demência. Uma dieta sem glúten, a base do tratamento das manifestações gastrointestinais, não foi eficiente em melhorar os sintomas neurológicos em nossos pacientes.

Palabras llave : doença celíaca; ataxia cerebelar; epilepsia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés