SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3ALaboratorial diagnosis of fragile-X syndrome: experience in a sample of individuals with pervasive developmental disordersPrimitive reflexes and cognitive function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

MORAN, Cristiane Aparecida; CARVALHO, Luciane B.C.; PRADO, Lucila B.F.  and  PRADO, Gilmar F.. Distúrbios do sono, período escolar e equilíbrio em crianças com 5 anos de idade. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2005, vol.63, n.3a, pp. 571-576. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400003.

OBJETIVO: Verificar se distúrbios do sono e diferentes períodos escolares comprometem as habilidades motoras de crianças de 5 anos. MÉTODO: Realizou-se estudo transversal com 132 crianças com distúrbio do sono e 136 controles normais de escolas públicas da cidade de São Paulo. Foram utilizados questionários para distúrbios do sono e testes para coordenação motora global, motora fina, percepto-motora, equilíbrio estático e dinâmico. RESULTADOS: No teste de equilíbrio estático, mais especificamente na prova pé ante pé, 34% dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). Na prova de apoio monopodal, 62% dos meninos do grupo estudo, que estudavam no período da manhã, falharam no teste (p < 0,05). CONCLUSÃO: Este estudo sugere que os distúrbios do sono podem interagir com o período escolar e alterar a performance motora, principalmente de meninos que estudam no período da manhã.

Keywords : distúrbios do sono; crianças pré-escolares; performance motora; equilíbrio; cronobiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English