SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número4Thinner abuse alters peak of frequency of EEG spectra analysesA esquizofrenia de início tardio não evolui para demência: acompanhamento de um ano de uma série brasileira de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

SILVA, Vanessa Cavalcante da et al. A doença de Alzheimer em idosos brasileiros tem relação com homocisteina mas não com polimorfismos MTHFR. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2006, vol.64, n.4, pp. 941-945. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000600010.

OBJETIVO: Investigar a associação entre a concentração plasmática total de homocisteína (Hcy), os polimorfismos C677T e A1298C do gene MTHFR e o desenvolvimento da Doença de Alzheimer (AD). MÉTODO: Foram avaliados 43 pacientes com doença de Alzheimer possível (37%) e provável (63%) e 50 controles não dementes, não divergentes quanto ao sexo, idade, anos de escolaridade, diabetes, consumo de álcool e de café e vida sedentária. Os níveis plasmáticos de homocisteína foram determinados por HPLC e a genotipagem para MTHFR por PCR/RFLP. A comparação dos níveis de homocisteína foi realizada pelo teste "U" Mann-Whitney, a comparação das proporções dos genótipos e alelos pelo teste de Fisher-Freeman-Halton e as demais variáveis qualitativas, pelo teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Os pacientes AD apresentaram níveis mais elevados de Hcy plamática total do que os controles e a diferença entre os grupos foi estatisticamente significante. Não houve diferença nas distribuições genotípicas C677T e A1298C entre pacientes e controles. A concentração de Hcy não variou com os genótipos. CONCLUSÃO: Nossos dados confirmam a associação de concentração elevada de Hcy plasmática com DA e sugerem que os polimorfismos C677T e A1209C não contribuem para a susceptibilidade genética a DA em idosos do Nordeste do Brasil.

Palavras-chave : homocisteína; MTHFR; doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês