SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Early-onset Parkinson's disease and depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

CHUANG, Eunice et al. Primeiramente, não causar dano: os riscos do excesso de medicações no tratamento da epilepsia na infância. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.1, pp.1-4. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000100002.

INTRODUÇÃO: Apesar do tratamento excessivo com drogas antiepilépticas (DAE) contribuir para a morbidade associada à epilepsia, muitas crianças ainda são submetidas a politerapia desnecessária. OBJETIVO: Avaliar se a retirada de pelo menos uma DAE em crianças com epilepsia refratária utilizando politerapia pode proporcionar melhor controle das crises epilépticas. MÉTODOS: Este foi um estudo prospectivo. Crianças com epilepsia refratária em uso de pelo menos duas DAE foram incluídas. Após assinatura do consentimento informado, uma ou mais DAE foram lentamente retiradas. As doses das outras DAE que não foram retiradas poderiam ser ajustadas se necessário, mas uma nova DAE não pode ser introduzida. RESULTADOS: Quinze pacientes foram avaliados, três eram meninas, com idades entre 3 e 18 anos (média=8,7). Após a retirada de pelo menos uma DAE, 2 (13,5%) pacientes ficaram livre de crises, as crises melhoraram em 5 (33,5%), não mudaram em 5 (33,5%) e a frequencia das crises pioraram em 3 (20%) pacientes. Os eventos adversos melhoraram em 12 patientes (80%). CONCLUSÃO: A retirada de pelo menos uma DAE é uma opção válida no tratamento de crianças com epilepsia refratária.

Keywords : epilepsia; infância; droga antiepiléptica; tratamento excessivo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License