SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue1Event-related potentials (P300) and neuropsychological assessment in boys exhibiting Duchenne muscular dystrophyTraumatic subdural hygroma: five cases with changed density and spontaneous resolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

PORTELLA, Cláudio Elidio et al. Coerência espectral do eletrencefalograma inter e intra-hemisférica durante a tarefa de apreensão de um objeto em queda livre. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.1, pp. 63-67. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000100014.

O objetivo do presente experimento foi avaliar medidas de coerência na banda Teta através do EEGq durante a realização de uma atividade motora. A amostra constituiu-se de 23 sujeitos saudáveis, ambos os sexos, faixa etária entre 25 e 40 anos. Os sujeitos foram submetidos à tarefa motora de apreensão seqüencial de bolas em queda livre. Para análise estatística foi realizada uma ANOVA (Three-Way) que demonstrou efeito principal para os fatores: momento, tempo e posição. Porém não houve interação entre os fatores. Uma diminuição generalizada significativa da coerência ocorreu ao longo do tempo de execução da tarefa que também se apresentou reduzida no córtex frontal esquerdo, hemisfério contralateral ao membro utilizado (em comparação com o córtex frontal direito). Em conclusão, estes achados sugerem especialização do circuito neural que estão em consonância com experimentos prévios. A diminuição da coerência inter-hemisférica sugere uma dependência espacial inter-eletrodos durante a tarefa e não uma especialização neuronal.

Keywords : coerência; especialização neural; EEGq; atividade motora.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English