SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3BCisto sinovial da coluna torácica: relato de casoEsquistossomose mansônica apresentando-se como tumor cerebelar: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

versão impressa ISSN 0004-282X

Resumo

RIBEIRO, Henrique Barbosa et al. Encefalite carcinomatosa como apresentação inicial de adenocarcinoma de pulmão oculto: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.3b, pp. 841-844. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000500022.

A "encefalite" carcinomatosa é entidade rara, descrita originalmente por Madow e Alpers em 1951 e caracterizada pela disseminação tumoral perivascular, sem causar efeito de massa. As manifestações clínicas como hemiparesia, convulsões, ataxia, alterações de fala, os achados do líquido cefalorraquidiano e da tomografia computadorizada de crânio são inespecíficos, o que faz buscar outras causas mais freqüentes que justifiquem o quadro -encefalopatia tóxica, metabólica e/ou infecciosa. A ressonância magnética com gadolínio é o exame de eleição, frente à suspeita clínica. Todos os casos de "encefalite" carcinomatosa foram relatados em pacientes com diagnóstico prévio de adenocarcinoma de pulmão. Nesse sentido. Apresentamos caso de encefalite carcinomatosa, em mulher de 76 anos como manifestação primária de adenocarcinoma de pulmão oculto, com seus aspectos clínicos, de imagem e anatomopatológicos.

Palavras-chave : metástase cerebral; encefalite carcinomatosa; tumor primário de pulmão; mecanismo de metástase; metástase miliar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês