SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3BCorrelation between corticospinal tract degeneration through magnetic resonance imaging, and functional scale (ALSFRS) in patients whit amyotrophic lateral sclerosisPsychiatric comorbidities decrease quality of life in chronic migraine patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Abstract

FIGUEIREDO, Wagner Martignoni de; OLIVEIRA-SOUZA, Ricardo de; FIGUEIREDO, Roberto Baptista de  and  SANTOS, Omar da Rosa. Lentidão cognitiva e psicomotora em hemodialisados crônicos. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.3b, pp. 875-879. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2007000500030.

FUNDAMENTOS: A encefalopatia urêmica subclínica pode levar a comprometimento ocupacional de difícil diagnóstico por requerer o emprego de medidas sensíveis. PROPÓSITO: Testar as hipóteses de que (1) pacientes em hemodiálise crônica (HDC) se saem pior do que controles normais em uma bateria de desempenho, (2) um dia extra de uremia comprometeria ainda mais o comprometimento neuropsicológico desses pacientes, e (3) a uremia dificultaria a melhora do desempenho em uma segunda sessão de testes. MÉTODO: A agilidade cognitiva e motora de 28 pacientes em HDC foi avaliada com os testes de Trilhas (A e B), Algarismos e Símbolos, e Stroop. RESULTADOS: (1a) o desempenho cognitivo e motor se encontravam mais lento nos pacientes, (2a) um dia a mais de uremia comprometeu o desempenho na Parte B do Teste de Trilhas, e (3a) pacientes em HDC apresentaram redução da capacidade de aprender novos procedimentos. CONCLUSÃO: Pacientes em HDC podem apresentar uma "encefalopatia subclínica" cuja detecção pode requerer a aplicação de testes sensíveis. A agilidade mental e motora, e a capacidade de aprender novas rotinas estão comprometidas em, pelo menos, alguns pacientes em HDC com cognição global normal.

Keywords : uremia; neuropsychologia; hemodiálise crônica; encefalopatia subclínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese