SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Stroke in patients with sickle cell disease: clinical and neurological aspectsBrazilian children performance on Rey’s auditory verbal learning paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282XOn-line version ISSN 1678-4227

Abstract

FONTOURA, Denise Ren da et al. Determinação de dominância cerebral para linguagem em pacientes com epilepsia refratária de lobo temporal: estudo comparativo entre ressonância magnética funcional e teste de escuta dicótica. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2008, vol.66, n.1, pp.34-39. ISSN 0004-282X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000100009.

OBJETIVO: Identificar a dominância cerebral para funções de linguagem através do teste de escuta dicótica (TED) e correlacionar com os resultados de ressonância magnética funcional (RMf) em pacientes com epilepsia refratária de lobo temporal. MÉTODO: Foram estudados 13 pacientes com epilepsia refratária de lobo temporal, que realizaram avaliações pré-cirúrgicas no período de abril a outubro de 2004 no Programa de Cirurgia de Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS. Realizada investigação da dominância hemisférica para linguagem através do TED Consoante-Vogal e da RMf pela geração de verbos. RESULTADOS: Verificou-se a existência de correlação entre os índices de lateralidade (RMf) e os índices de predomínio de orelha e de diferença de resposta (TED) (r=0,6, p=0,02). CONCLUSÃO: Existe correlação entre os resultados obtidos através da RMf (índice de lateralidade) e do TED (índice de predomínio de orelha e índice de diferença de resposta) em pacientes com epilepsia refratária de lobo temporal.

Keywords : teste de escuta dicótica; ressonância magnética funcional; epilepsia temporal refratária; dominância cerebral; linguagem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License